Apesar de ser um problema geralmente associado à adolescência, a acne é um problema que atinge não apenas os adolescentes. Muitas pessoas, já na fase adulta, ainda sofrem com espinhas. Ou as vezes, com manchas e cicatrizes que se resultaram delas. Entretanto, muitos dos produtos farmacêuticos utilizados para trata-las são muito caros. Dessa forma, diversos remédios caseiros para espinha prometem acabar com o problema.
Contudo, é necessário alertar: de acordo com os dermatologistas ainda não existe nenhum estudo cientifico que comprove a eficácia dessas receitas. De qualquer forma, vale a pena tentar.
Remédios caseiros para espinha
Sob esse ponto de vista, segue abaixo alguns alimentos que contém benefícios para a pele. Dessa forma, podem também agir como remédios caseiros para espinha.
1- Óleo de coco
O óleo de coco, além de ser um potente hidratante, tem uma propriedade interessante para quem busca um remédio caseiro para espinhas. “Ele é anti-dihidrotestosterona, uma variação do hormônios testosterona que é uma grande causadora de acne”, explica a dermatologista Michele Haikal. Com isso, ele ajuda a reduzir as espinhas, além disso, também pode atuar no tratamento de manchas. Entretanto, cuidado, não deixe o produto sob a pele por muito tempo, pois é comedogênico. Saiba mais aqui.
2- Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio tem ação anti-inflamatória e antisséptica. Sendo assim, atua como um esfoliante da pele, e ajuda também a regular o pH da pele.
Para fazer uso dessa substancia basta colocar em um recipiente duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e ir adicionando água e mexendo até formar uma pasta homogênea. Em seguida aplique a no rosto. Logo depois, lave com água.
3- Chá verde
O chá verde além de ser uma bebida deliciosa, pode ser também um remédio caseiro para espinhas. Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele pode ajudar a secá-las. Inclusive, ao ingeri-lo, seu corpo também estará absorvendo esses componentes e combaterá a acne a longo prazo.
Portanto, basta preparar o chá normalmente e usá-lo embebido em um algodão diretamente na pele, para que faça efeito.
4- Máscara de arroz
O arroz possui diversas propriedades anti-inflamatórias e que clareiam a pele. Sendo assim, uma máscara de arroz e mel é um ótimo ativo contra acne. Você só precisará de um pouco de arroz bem cozido – empapado – e mistura-lo com mel. Em seguida, aplique sob o rosto e deixe agir por 15 minutos. Logo depois, lave o rosto com sabonete liquido próprio para o rosto.
5- Máscara de pepino e açúcar
O pepino remove as impurezas, acalma e hidrata a pele, enquanto o açúcar promove esfoliação. Assim, esses dois ingredientes podem atuar como um dos remédios caseiros para espinha, quanto reduzindo as manchas. Claro, se usado com frequência.
6- Aloe vera – babosa
Apesar de ter um cheiro forte e que incomoda muita gente, a babosa possui propriedade que pode aliviar marcas e cicatrizes mais leves de acne. De acordo com os especialistas, ela carrega componentes calmantes e cicatrizantes e podem auxiliar na regeneração da pele. Contudo, não agirá em cicatrizes mais profundas.
7- Solução para espinha interna
Limpar o rosto diariamente com hortelã pode ajudar a desobstruir poros. Dessa forma, você só precisa fazer um chá da folha e lavar o rosto com a solução.
8- Clara de ovo
As proteínas e o colágeno presentes na clara de ovo podem melhorar o aspecto da pele. Sendo assim, aplicar esse alimento no rosto também pode ser um tratamento caseiro interessante para espinhas. Dessa forma, basta separar a clara da gema e aplica-la como uma mascara no rosto.
9- Confrei
O confrei possui propriedades cicatrizantes, adstringentes e anti-inflamatórias sendo ótimo aliado no combate às espinhas que surgem no rosto e no corpo. Assim, para aplica-lo no rosto, basicamente você só precisa fazer o chá. Em seguida, molhe um pedaço de algodão no chá de confrei e aplique nas espinhas onde tiver as espinhas e deixe secar naturalmente. O ideal é aplicar a solução 2 vezes ao dia, de manhã e à noite.
10- Vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui diversas propriedades muito benéficas à pele. Dessa forma, para potencializar sua ação no combate à acne, adicione cebola. Isso porque ela é antibacteriana e pode secar as espinhas e evitar que novas se formem. Além disso, alguns postulam que o vinagre de maçã tem ação clareadora, melhorando as marcas.
11- Remédio caseiro para espinhas inflamadas
As vezes, as espinhas são na verdade, apenas uma reação do nosso corpo e que devem ser tratadas de dentro. Sendo assim, um suco com bons nutrientes pode ser um ótimo remédio. Dessa forma, o agrião além de ser uma excelente fonte de minerais como cálcio e iodo, é rico em vitaminas A e E que ajudam a combater a acne. O poejo também possui muitas vitaminas, e o abacate possui gorduras benéficas ao organismo que deixam a pele mais macia.
Sendo assim, faça um suco com todos os ingredientes citados acima. A dose recomendada, para que os resultados sejam visíveis, é de um copo, 2 vezes ao dia por pelo menos 2 semanas.
12- Tomate
O tomate é uma fruta muito ácida. Por isso, apesar de leve, pode ser interessante para secar as espinhas. Dessa forma se torna também uma opção de remédios caseiros para espinha. Basta passar o tomate sob todo os rosto e deixar por 15 minutos. Em seguida enxágüe o rosto. Repita a ação pelo menos duas vezes por semana.
13- Produtos com calêndula
A calêndula é uma substância que pode ajudar na redução da oleosidade da pele, sendo um tratamento caseiro interessante para quem sofre com espinhas, explica Michele Haikal.
Substâncias para NÃO se usar como remedios caseiros para espinha
1- Água oxigenada
Mesmo que a água oxigenada seja conhecida como clareadora, não se deve usa-la para tratar espinhas. De acordo com os dermatologistas, ela pode manchar ainda mais a pele e é potencialmente perigosa.
2- Pasta de dente
A fórmula da pasta de dente pode intoxicar o poro inflamado e piorar a reação inflamatória. Dessa forma, acaba aumentando a espinha ou tornando a região ainda mais dolorida, além de manchar a pele. Portanto, não deve ser usada como secativo.
3- Limão
Apesar de ser um ácido, utilizar limão como remédio para espinha pode ser perigoso. Isso porque ele também pode causar manchas e até mesmo queimar a pele, quando exposto ao sol.
4- Ketchup
O uso do ketchup para tratar espinhas é um mito. Não existem nenhuma comprovação cientifica de que esse produto possa tratar acne. Além disso, por ser industrializado, pode ainda causar infecções maiores sob as feridas.
5- Extrato de soja
Assim como o item acima, este também não existe nenhum estudo laboratorial que tenha obtido resultado com esse produto.
6- Pomada de assaduras
Algumas pomadas para assaduras têm ação antisséptica e podem até diminuir a oleosidade da pele. E, consequentemente, ajuda no tratamento das espinha. Mas, como são medicamentos, devem ser usadas com recomendação médica, e não como uma simples receita caseira.
7- Levedo de cerveja
O levedo de cerveja até ajuda a melhorar a flora bacteriana da pele. No entanto, isso não o torna um tratamento caseiro para espinhas.
8- Casca de banana
A casca de banana tem sim, nutrientes que podem melhorar o aspecto da pele, como vitaminas e antioxidantes. Entretanto não há nada que comprove que possam atuar como remédio caseiro para espinha.
Esfoliação com café – O que é, benefícios, como fazer e receitas
×O que NÃO fazer para tratar espinhas
1- Lavar o rosto muitas vezes ao dia
Segundo os dermatologistas, lavar excessivamente o rosto pode provocar um efeito rebote. Isso pode acabar aumentando a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Por isso, não pode ser usado como um dos remédios caseiros para espinha. Sendo assim, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia. Preferencialmente com água morna ou fria, e usando um sabonete neutro ou especifico para o seu tipo de pele.
2- Espremer
Sim, é realmente muito tentador, mas espremer as espinhas pode acabar piorando ainda mais o seu quadro. Quando você espreme uma espinha, você pode infectar o local com bactérias e ganhar uma inflamação maior ainda. Além de que pode espalhar a inflamação para outros locais e causar cicatrizes e manchas.
Sendo assim, tome muito cuidado na hora e escolha bem os seus remédios caseiros para espinha. E se puder, sempre procure um dermatologista.
Afinal, gostou dessa matéria? Então leia também: 4 dicas para controlar a pele oleosa.
Imagem de destaque: portalt5
Essa matéria Remédios caseiros para espinha – 8 receitas e o que não fazer foi criada pelo site Área de Mulher.
0 comentários:
Enviar um comentário