30/04/2019

Alimentação: conheça as últimas novidades

Uma simples canja traz conforto, um bolo de chocolate, alegria. Um chá aquece corações, um mingau de aveia faz um idoso se sentir menos só e os bolinhos de chuva transformam um dia “enfarruscado” numa festa.  Simples assim. Perceberam? Cozinha é isso, matéria prima de qualidade e alguém disposto a transformar e criar. Está feita a mágica.

Então…

Me pediram para fazer um artigo sobre as inovações na área da alimentação e estava pensando o que seriam essas inovações?

Cozinhas mais inteligentes com tecnologias que mudam completamente o que comemos e como cozinhamos? Robôs automatizados no lugar de Chefs de Cozinha capazes de preparar com perfeição as mais diversas refeições? Criação de ingredientes sintéticos capazes de substituir os “tradicionais”? Cozinha nuclear? Comida em pó? Insetos ricos em proteínas? Carnes cultivadas em laboratórios? Alimentos impressos em 3D?

Pois é, boa tentativa, só esquecemos de refletir sobre o real papel do alimento: NUTRIR.

Não a nutrição do tipo, esse nutriente faz bem para isso ou aquilo, ou o que comer para ficar feliz, ter bom humor ou ser menos ansioso. Ou pior, a constante busca pelos super- alimentos.

Perceberam que tudo acima não passa de mera imitação do que é cozinhar de verdade e com verdade?

Nutrir significa consumir bons alimentos, frescos, cultivados de maneira limpa, produzidos com atenção e carinho, servidos com beleza e recebidos com gratidão. Essa é a cadeia energética da boa saúde, que faz a diferença em todos os setores da vida.

Engraçado falar de novidades, porque isso me remete aos tempos de minhas avós, que me ensinaram o que sei sobre cozinhar e despertar a energia dos alimentos para produzir saúde e alegria.

Parece mágica? Bruxaria? Não, apenas o encantamento das coisas simples.

Cozinhar é levar amor, cozinhar é se preocupar com o outro, cozinhar é se doar para alguém. E para que essa mágica possa dar certo, não são necessárias tecnologias mirabolantes ou receitas complexas.

Uma simples canja traz conforto, um bolo de chocolate, alegria. Um chá aquece corações, um mingau de aveia faz um idoso se sentir menos só e os bolinhos de chuva transformam um dia “enfarruscado” numa festa.  Simples assim.

Perceberam? Cozinha é isso, matéria prima de qualidade e alguém disposto a transformar e criar. Está feita a mágica.

Vivemos um tempo de aparências, e no quesito alimentação não poderia ser diferente. A indústria alimentícia e o marketing nos fazem acreditar que cozinhar é perda de tempo ou um trabalho menor, a não ser que seja feito por um grande chefe num restaurante famoso e caríssimo. Só que até os grandes chefes de verdade sabem da importância daquela comidinha caseira que nos remete à infância e que na primeira mordida nos leva “de volta pra casa”.

E para concluir não poderia deixar de dividir com vocês um pequeno trecho de meu livro “Consciência na Alimentação”:

“O alimento em seu estado mais puro é algo mágico, misterioso, instiga a percepção, desenvolve a criatividade, enche os olhos, dá água na boca, provoca a mente com aromas irresistíveis. Nossos 05 sentidos estão envolvidos nessa tarefa.

No aconchego do fogo ardem sentimentos que misturados ao desejo de levar prazer a quem vai se alimentar, fornecem os ingredientes certos para uma refeição que conquista, transforma e permanece no pensamento, mesmo que seja algo bem simples e trivial. É dessa Energia que nosso corpo se nutre, se equilibra”.

 

 

Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360

Nádia Cozzi

Especialista em Alimentação Orgânica e Desenvolvimento Humano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários:

Enviar um comentário