27/04/2019

Combo Café + Cultura convida você a 'beber um livro e a ler um café'

Cafeterias dentro livrarias formam uma junção pela qual estamos acostumados a ver. Afinal, leitura e um bom café andam de mãos dadas. A Combo Café + Cultura, no entanto, é a "única livraria/café onde você pode beber um livro e ler um café", brinca Lucas Ferrer Alves, 28, cofundador do mais novo espaço dedicado a duas de suas maiores paixões ao lado do primo e sócio Thiago Rodrigues Alves, 36. A inauguração acontece neste sábado (26).

Localizado em uma esquina da Alameda Franca, em São Paulo, a Combo é fruto de um passeio existencial de Rodrigues pelos Jardins. "Há um tempo, percebi que a vida contemporânea tinha perdido sua substância. A tecnologia tinha nos afastado da cultura e do conhecimento", reflete. "Podemos continuar conectados à tecnologia, mas precisamos nos reconectar às nossas origens. Isso é fundamental".

Pelo bairro paulsitano, Rodrigues avistou uma banca de jornal fechada, que trouxe à tona seu afeto da infância por sebos e bancas de jornais e a ânsia por reviver esse passado. "Vi que esse espaço está morrendo, atropelado por um presente oco e por um futuro incerto. Resolvi que poderia ressignificar a banca, para que ela pudesse fomentar cultura, experiências e proporcionar momentos únicos. Assim, nasceu a Combo".

Leia mais: Editora Antofágica surge para apresentar obras clássicas a um novo público

O principal conceito da Combo é "ser um espaço para prazeres atemporais", relata Ferrer. "Em qualquer lugar do mundo, em qualquer momento histórico, café e boas histórias são exemplos desses prazeres".

Em uma das metades do combo, os clientes encontrarão uma mistura de livros antigos e mais recentes, novos e usados. "Se não temos um livro em nosso acervo, conseguimos para você. Somos facilitadores de experiências", diz Rodrigues. Ferrer acrescenta: "O John Huskin disse que os livros podem ser divididos em dois grupos: aqueles do momento e aqueles de sempre. Vendemos livros de sempre".

Do "lado café" do novo negócio, a parceria com a Catarina Coffe and Love contará com cafés artesanais com torra própria e blends sempre inspirados em personalidade de grandes escritores, além de chocolates, brownies e outros doces para acompanhar. "Atualmente, você pode nos visitar e experimentar um Kafka, um Joyce, ou um Virgínia Woolf", explica Ferrer.

Em meio à atual crise editorial brasileira, a dupla aposta em um "trabalho feito com curadoria, atenção ao cliente e bom relacionamento com editoras e livrarias" para obter resultados positivos. "Não existe crise quando se tem um bom grupo de pessoas engajadas em uma causa", pondera Rodrigues. "Não somos uma empresa, somos uma ideia, um conceito... E, como já disseram, ideias são à prova de balas. E de crises".

Para Rodrigues, a crise se instaurou "porque resolveram lidar com livros como se fossem clips de papel, carimbos ou panos de prato". Em contraponto, o primo mais velho acredita que livros são "mundos ao invés de produtos", e que assim devem ser tratados. "Não é algo para se ficar milionário. Livro é para ser degustado, sentido, absorvido e realizado. Isso está além da crise, cultura é uma necessidade humana".

A primeira banca de São Paulo que se transformou em uma livraria com café artesanal: a Combo Café + Cultura espera por você, para mergulhar em leituras e degustar cafés recém-preparados. Ou vice-versa -- fica a seu critério.

Serviço - Combo Café + Cultura Endereço: Alameda Franca, 1154A, Jardins - São Paulo; Horário: Segunda a Sexta: 08:00 às 20:00 | Sábado e Domingo: 10:00 às 18:00; Telefone: (11) 3155-2228; Para mais informações, acesse o site oficial.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

0 comentários:

Enviar um comentário