23/01/2020

Dois filhotes de 'minitubarão' nascem no Aquário de Santos

A alimentação consiste em pedaços de peixe e camarão
A alimentação consiste em pedaços de peixe e camarão Susan Hortas

Neste final de semana, nasceram dois tubarão-gato de ovos que estavam em um tanque berçário no Aquário de Santos. Esta foi a primeira vez que esta espécie foi reproduzida no local.

Os dois filhotes nasceram com o tamanho de nove centímetros e ambos pesam sete gramas. Outros dois ovos ainda estão no processo e devem nascer em pouco tempo, segundo o biólogo Alex Ribeiro, coordenador do Aquário.

Alex e sua equipe estão iniciando o processo de alimentação dos filhotes e se tudo correr certo, dentro de 20 dias eles já estarão nos tanques de visitação do público.  O biólogo explica o que eles comem: "Entre outros, oferecemos pedacinhos de camarões e peixes”.

Ainda na incubadora, a equipe do aquário ajudou a induzir o nascimento dos filhotes. “Os ovos possuem um alimento, como uma gema. Quando percebemos que ele havia terminado, induzimos, com sucesso, o nascimento. É um procedimento já registrado na literatura científica”, explica o coordenador.

O tubarão-gato é um pequeno tubarão que pode medir entre 50 e 75 centímetros. O aquário de Santos recebeu um casal da espécie em agosto do ano passado. A adaptação foi boa e logo em seguida os ovos foram postos.

0 comentários:

Enviar um comentário