03/04/2020

Cientistas desenvolvem teste para encontrar coronavírus no esgoto

Pesquisa pode ajudar governos e agências a criarem medidas eficazes contra o vírus
Pesquisa pode ajudar governos e agências a criarem medidas eficazes contra o vírus Thomas Peter/Reuters - 30.3.2020

Enquanto pesquisadores de todo o mundo procuram pela cura à covid-19, cientistas da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, buscam descobrir se há a possibilidade do novo coronavírus se espalhar pelo esgoto, a fim de evitar sua expansão.

O estudo, que avalia fatores de epidemiologia nas águas de esgoto e foi enviado à revista científica Environmental Science & Technology, utilizará um dispositivo em papel para detectar a presença de substâncias do vírus no esgoto. Os pesquisadores esperam encontrar biomarcadores da covid-19 a partir das fezes e da urina dos portadores da doença.

Segundo a publicação, embora o tema seja complexo, os dispositivos em papel mostraram potencial na detecção de agentes causadores de doença no esgoto, e rastrear fontes desconhecidas da covid-19 e eventuais portadores é uma medida crucial para a intervenção e prevenção nas fases iniciais de sua expansão. 

Ainda de acordo com a revista, o estudo poderia entregar dados quase a tempo real e servir como um sistema de alerta para ajudar governos e agências locais a fazerem medidas efetivas de intervenção e isolar possíveis portadores do vírus, barrando sua expansão.

0 comentários:

Enviar um comentário