30/01/2019

Agachamento livre: Entenda os benefícios e como praticar

O agachamento livre é mais completo do que muita gente imagina. As pessoas acreditam erroneamente que esse exercício serve apenas para aumentar o bumbum e as coxas. E também os associam preconceituosamente apenas as mulheres.

Mas o agachamento livre é indicado tanto para homens quanto para mulheres. Nesse artigo você confere os benefícios e descobre como fazer o agachamento livre corretamente.

O que é o Agachamento livre
agachamento livre
agachamento livre Malhar Bem

O agachamento é uma atividade que é natural do ser humano. Você certamente já viu seu sobrinho, filho ou um priminho agachando naturalmente e com muita facilidade quando criança.

Porém a maioria das pessoas vai perdendo isso com o passar dos anos. A maioria dos idosos, principalmente os que não levaram uma vida saudável, apresentam dificuldade para realizar esse exercício.

Isso porque com a redução dos agachamentos ao longo da vida, a pessoa vai perdendo massa muscular, estabilidade e força. Claro que não apenas por não fazer agachamentos, mas por outros fatores. Realizar agachamento livre dentro da rotina de exercícios no entanto, ajuda a combater a perda disso tudo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como se comportar na academia com 4 dicas de etiqueta

Quais os benefícios
melhorar o desempenho
melhorar o desempenho Malhar Bem

São vários os benefícios do agachamento livre. Não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Se você quer se exercitar melhor e buscar emagrecer, tonificar os músculos ou crescer, esse é o exercício certo para incluir na sua rotina.

Entre os benefícios estão:

Hipertrofia

Fazer agachamento livre está ligado à produção de testosterona, que ajuda a aumentar os músculos, alcançando a hipertrofia. Mulheres que querem crescer mantendo traços delicados, não precisam se preocupar, não é como se você estivesse injetando hormônios. É algo natural e saudável.

Emagrecimento

Quem diria? Mas é verdade, praticar agachamento livre ajuda a queimar calorias.

Exercitar todos os músculos

Sim, esse exercício ajuda a exercitar todos os músculos. Mesmo o abdômen, braços e costas que não são muito ligados no imaginário das pessoas a esse exercício.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre treino rápido para perder peso

Como começar
massa muscular
massa muscular Malhar Bem

É importante lembrar que antes de tudo você deve ter acompanhamento médico e se certificar de que também tem um bom acompanhamento na academia em que você treina. Por um bom profissional de educação de física.

O agachamento livre é realizado com barra e peso. Porém para começar você deve fazer sem esse aparelho. A fim de pegar a prática e aprender a fazer corretamente primeiro.

Antes de tudo se certifique de manter os pés e joelhos abertos na largura dos seus ombros e a coluna reta ao descer dobrando os joelhos. Seus joelhos não devem passar da linha dos pés. E o bumbum fica empinado mesmo.

Lembre-se de contrair os músculos do abdômen e de controlar a respiração. Depois de aprender a fazer corretamente você deve incluir a barra para maximizar os efeitos do exercício.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o conceito de sedentário e como sair do sedentarismo

Comece com 3 sessões de 10 repetições cada. Depois você deve aumentar gradativamente, assim como deve ir fazendo o agachamento mais profundo. Ou seja, descendo mais sem negligenciar a postura. Se sentir dores na coluna ou no peito deve parar e entrar em contato com o seu médico.

The post Agachamento livre: Entenda os benefícios e como praticar appeared first on Malhar Bem - Dicas de Saúde e Malhação.

0 comentários:

Enviar um comentário