18/04/2020

Está com tempo? Aproveite para fazer um spa em casa e se cuidar 

Que tal aproveitar a quarentena e  fazer o próprio spa em casa? Segundo a especialista em Estética e Cosmetologia Isabel Piatti, durante a quarentena, é importante tentar buscar o bem-estar mental e a autoestima. "Um momento de relaxamento, como cuidar da pele, é uma ótima maneira de manter a cabeça no lugar, principalmente porque o toque, independentemente de sua finalidade, ajuda a reduzir o cortisol, hormônio ligado ao estresse, e estimula a parte do sistema nervoso que acalma o corpo e a mente”, explica. Veja um passo a passo de como se cuidar no isolamento.

Comece com a higienização: Todo processo de cuidados com a pele deve iniciar com uma limpeza. Caso você esteja usando maquiagem esse processo deve começar com o uso de um demaquilante, que deve ser escolhido de acordo com seu tipo de pele. “Se sua pele for oleosa e acneica, procure por demaquilantes à base de água ou em gel. Já para peles mistas, o demaquilante em loção e os lenços umedecidos são ótimos. Os demaquilantes bifásicos, por sua vez, são excelentes para a pele seca e madura e para a área dos olhos, visto que a região é mais sensível”, recomenda a dermatologista Paola Pomerantzeff

Em seguida, realize a higienização com o sabonete convencional, que também deve ser específico para as características da pele de cada um. “O sabonete para pele oleosa deve ser preferencialmente líquido e contar com ativos que controlem a oleosidade, como ácido salicílico ou glicólico. Já as peles mais secas devem investir em loções, sabonetes cremosos, emulsões ou sabonetes líquidos à base de extratos calmantes, como aloe vera, e sem agentes agressores”, diz o dermatologista Jardis Volpe

Aposte no vapor: Uma ótima estratégia para ajudar a abrir os poros e potencializar a ação dos cosméticos que serão aplicados em seguida é através da vaporização. Para isso, você pode utilizar dispositivos específicos ou então posicionar seu rosto coberto com uma toalha sobre um pote cheio com água quente e óleos essenciais

Esfolie a pele: Após a higienização da pele, faça uma esfoliação facial. “O processo vai estimular a renovação celular e melhora a textura da pele, além de retirar o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger o tecido de cravos e espinhas, e potencializar a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes”, diz a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

O esfoliante deve ser espalhado em movimentos circulares, mas tome cuidado para não exagerar no atrito, o que pode sensibilizar e irritar a pele. Além disso, fique atento às fórmulas. “Um bom esfoliante deve ter partículas uniformes de tamanho pequeno ou médio e origem natural, como seda do arroz, sementes de apricot e linhaça. Além disso, deve ser formulado com ativos calmantes, anti-inflamatórios e hidratantes para ser capaz de remover as impurezas sem agredir o tecido cutâneo”, afirma a dermatologista Claudia Marçal

Utilize uma máscara: Em seguida, aposte nas máscaras para conferir máxima hidratação à pele. “As máscaras têm vantagem sobre os cremes, visto que suas fórmulas são mais concentradas e seus princípios ativos estão em concentrações maiores. As máscaras também permanecem em contato com a pele por um tempo maior do que os cremes, o que potencializa sua ação”, explica a  dermatologista Paola Pomerantzeff.

E o melhor é que existem máscaras para as mais diversas finalidades. “Quem possui a pele seca, por exemplo, pode procurar por produtos que levem em sua composição ativos com alto poder de hidratação, como o ácido hialurônico. Já quem possui a pele oleosa deve procurar por máscaras com ingredientes que controlem a oleosidade, como a argila”, recomenda a médica.

Mas atenção ao uso, pois, de acordo com a famracêutica Luisa Saldanha, toda máscara tem um tempo até fazer o efeito esperado. “O período descrito no rótulo é importante para que haja ação efetiva na pele, com absorção dos ingredientes ativos. Também não passe do tempo, pois algumas máscaras podem deixar a pele irritada e o rosto vermelho. Portanto, siga as instruções”

Hidrate: Finalize seu dia de spa com uma hidratação, que vai recuperar as características normais do tecido, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, o que resulta em uma pele mais viçosa e saudável. “Para isso, procure por hidratantes que contenham na composição ativos como ácido hialurônico, ceramidas e hyaxel, que são altamente hidratantes e grandes aliados na redução dos sinais do envelhecimento. Além disso, você pode utilizar cosméticos formulados com antioxidantes, como a Vitamina C, que mantêm o tecido cutâneo com a tonalidade mais homogênea e com muito mais viço”, afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif. “Uma pele mais oleosa vai se beneficiar melhor de hidratantes mais fluídos, como loções e géis. Já uma pele mais ressecada, deve optar por produtos mais cremosos”

Massageie: Ao aplicar o hidratante, vale a pena realizar simultaneamente uma massagem na face, pescoço e colo. “A massagem ajuda a revitalizar e rejuvenescer a pele, prevenindo e diminuindo rugas e melhorando o tônus muscular, além de aliviar o estresse e melhorar a circulação da região”, destaca Isabel Piatti. Para isso, basta realizar uma combinação de movimentos vigorosos e suaves no rosto, sempre direcionados de dentro para fora e de baixo para cima.

“Enquanto movimentos mais vigorosos atuam nos músculos, favorecendo a contração muscular e a oxigenação da pele, com consequente melhora no tônus e na definição, manobras mais suaves ativam o sistema circulatório, o que ajuda a nutrir a pele e estimular a produção das fibras de colágeno e elastina”, explica. Mas tenha cuidado, pois os movimentos de massagem, se realizados bruscamente, podem causar atrito e gerar irritação e sensibilidade na pele.

Para aumentar o relaxamento e proporcionar um clima de spa ainda maior, aposte também na ambientação. Coloque uma música calma, acenda uma vela e aproveite o momento para se desligar do mundo e desestressar. Porém, enquanto estiver realizando seu tratamento de spa em casa, lembre-se de que certos procedimentos devem ser feitos apenas por profissionais especializados. “Extrações, por exemplo, nunca devem ser realizadas em casa, pois podem causar infecções e cicatrizes inestéticas se feitas de modo incorreto”, ressalva a dra. Claudia Marçal

0 comentários:

Enviar um comentário