Estamos enfrentando tempos incertos na economia e nos negócios por conta da pandemia mundial. Várias empresas, serviços e comércios precisando se reinventar ou buscar por novos modelos de negócio. Mas afinal de contas, como seguir uma estratégia pragmática e estruturada para atravessar o atual momento?
Temos que pensar em três pilares importantes nesta ordem:
– Otimização de Processos
– Exploração de Commodities
– Inovações de Retomada
Otimização de Processos
Você possivelmente conhece ou já trabalhou em alguma empresa que, para liberar o acesso remoto para home office, a burocracia é tão grande que demora até quase um ano? E sabe o que aconteceu com estas empresas no momento em que o isolamento foi adotado? Conseguiram liberar acesso para todos em pouco menos de uma semana. Pergunto eu: Por que antes não era possível liberar em uma semana e agora foi possível?
Este é o momento de revisitar processos, principalmente aqueles que geram entraves, burocracia desnecessária, impedimentos e tempos prolongados de espera. Momento de revisitar processos de aprovação, compras, jurídico, contratação, segurança. Este é o momento de preparar o terreno para Business Agilty.
Recomendo demais que neste momento as empresas procurem entender mais sobre a filosofia Lean Thinking para auxilia-las na otimização de processos.
Exploração de commodities
Este é o momento de maior protagonismo de especialistas de produto, Product Managers e Product Owners. Analisar os produtos da empresa e buscar por novos modelos de negócios e canais de venda. Por exemplo, os restaurantes delivery realizando parcerias com aplicativos, investimentos em marketing digital e posicionamento em lives nas redes sociais.
Minha recomendação é o aprofundamento em técnicas de gestão ágil de produtos, valoração de produtos e o uso da ferramenta Business Model Canvas.
Inovações de retomada
Este é o pilar que poderá dar a vantagem competitiva sustentável para sua empresa no que venho chamando de Day After (Tradução: Dia Seguinte). É criar novos produtos e serviços dentro de um novo comportamento de consumidores neste período de isolamento social.
Um bom exemplo é o caso dos restaurantes por quilo e outros comércios que começaram a inovar seu modelo de negócio através de estratégias de delivery.
Inovação é sempre um experimento, então a ideia é gastar pouco, entregar um produto ou serviço no menor tempo possível, obter feedbacks rápidos e ir ajustando a ideia, ou mesmo abandonando-a se necessário e pensando em um novo experimento.
Neste cenário recomendo conhecer os conceitos de Lean Startup para obter insights de como pensar e criar estas inovações de retomada.
Como exemplo prático, minha empresa vem trabalhando na plataforma de streaming educacional Hiflix como sua inovação de retomada, onde disponibilizamos conteúdos, episódios e séries direcionados em Business Agility e técnicas para auxiliar nas estratégias descritas neste artigo.
O dia seguinte
O momento no mercado é de total cautela, mas reforço que empresas que direcionarem seus esforços nestes três pilares sairão com uma grande vantagem competitiva.
Importante pensar no hoje, mas mais importante ainda é pensar no Day After. Para encerrar, convido a todos para esta série de lives abaixo que apresentei sobre o tema e vamos juntos superarmos este momento de incertezas.
Vitor Massari assina coluna sobre Transformação Digital, no Inova360/R7, e tem quadro sobre o tema no programa de TV Inova360 na Record News. É CEO da Hiflex Consultoria e autor dos best-sellers “Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos” e “Gestão Ágil de Produtos com Agile Think® Business Framework”. Tem mais de 20 certificações internacionais em inovação e transformação ágil e digital, é docente na área e venceu o Troféu Luca Bastos no evento Agile Trends por dois anos consecutivos.
LinkedIn: linkedin.com/in/vitormassari
Instagram: @vitormassari
Site: hiflexconsultoria.com.br
0 comentários:
Enviar um comentário