Mais de 10 escolas na província de Guizhou, no sudoeste da China, adotaram "uniformes inteligentes" para monitorar melhor a frequência dos alunos, de acordo com as informações publicadas pelo The Global Times.
Com o uso da roupa tecnológica, as escolas recebem um registro preciso da entrada e saída de cada aluno. Esses dados são enviados automaticamente aos pais e responsáveis para o controle da frequência da criança.
Se algum aluno sair da escola sem permissão, um alarme é acionado. As crianças também não podem trocar ou emprestar as peças de roupa. Com a ajuda de equipamentos de reconhecimento facial instalados nas portas das escolas, o sistema consegue conferir a identidade de quem está usando o uniforme.
Segundo a fabricante, os dois chips instalados nos ombros dos uniformes podem suportar até 500 lavagens. Mais de 800 alunos chineses usam diariamente esses uniformes desde 2006.
Os uniformes podem provocar preocupações quanto a privacidade dos alunos. O sistema pode localizar os alunos mesmo fora do horário escolar.
O diretor de uma das escolas afirma que os dados de localização não são coletados após a aula. No entanto, é possível verificar a posição exata de um aluno desaparecido ou que tenha faltado sem motivo.
Veja também:
Descubra 9 itens do cotidiano projetados com tecnologia da Nasa
0 comentários:
Enviar um comentário