29/12/2018

Morre Elisa Frota-Pessôa, pioneira em física no Brasil

Elisa Frota-Pessôa foi uma das primeiras físicas brasileiras
Elisa Frota-Pessôa foi uma das primeiras físicas brasileiras Arquivo pessoal / Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Morreu na noite desta sexta-feira (28), a física Elisa Esther Maia Frota-Pessôa, 97, uma das fundadoras do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em decorrência de uma pneumonia, de acordo com o órgão. Ela estava internada em um hospital na zona sul do Rio de Janeiro.

Elisa graduou-se em Física em 1942, pela Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), na antiga Universidade do Brasil, sendo uma das primeiras mulheres brasileiras a se formar como física no país, segundo o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ainda na faculdade, casou-se com o geneticista Oswaldo Frota Pessôa, que fora seu professor durante a época do ginásio. O casal, que se separou em 1951, teve dois filhos, Sonia e Roberto. Após a separação, a física passou a viver com o físico Jayme Tiommo (1920-2011), também membro-fundador da CBPF.

Em 1949, Elisa foi uma das fundadoras do CBPF, junto a Tiommo e ao físico César Lattes (1924-2005), sete vezes indicado ao Nobel de Física. Junto da física Neusa Amato (1926-2015), publicou o primeiro artigo de pesquisa da instituição, em 1950.

Elisa foi chefe da Divisão de Emulsões Nucleares do CBPF de 1949 a 1964, e dedicou sua carreira acadêmica ao estudo das partículas elementares (mésons, prótons, nêutrons) e radioatividade.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Leonardo Martins

0 comentários:

Enviar um comentário