24/02/2019

Consoles novos são lançados com que frequência?

A nona geração de consoles parece estar cada vez mais próxima, com rumores a respeito dos sucessores de PlayStation 4 e Xbox One tornando-se cada vez mais comuns.

Alguns jogadores acreditam que ainda é cedo demais para se falar em "consoles de nova geração". Para outros, já está na hora de um novo console ser anunciado e o lançamento talvez nem devesse demorar tanto assim.

A expectativa atual é de que os próximos consoles cheguem ao mercado em 2020 -- ou seja, daqui a um ano. Levando em conta a média em anos que novos consoles demoraram para ser lançados na história da indústria, seria 2020 cedo demais para a chegada do "PS5" e do "Xbox Two"?

Leia mais: Quiz: Você conhece a história dos consoles? Vamos voltar a 1972, quando Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de mesa na história, foi lançado. Na época, claro, não existia exatamente uma "indústria" de videogames; esta mídia havia acabado de começar.

Somente cinco anos depois, em 1977, o Atari 2600 -- talvez o console mais popular dos anos 1970 e considerado por muitos o primeiro console da história, embora não seja -- foi lançado nos Estados Unidos, chegando ao Japão e a outros países em 1983.

A terceira geração de consoles, que sucedeu a protagonizada pelo Atari 2600, começou com o lançamento do Nintendo Entertainment System no Japão, também em 1983. Em 1985, o console foi relançado nos EUA. No ano de 1986, chegava ao mercado o Master System, console da Sega lançado para rivalizar com o da Nintendo.

No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, a guerra entre Sega e Nintendo tomou proporções ainda maiores com os lançamentos do Mega Drive (1988, Japão) e do Super Nintendo (1990, Japão). Desta vez, a Sega havia tomado a iniciativa e dado início a uma nova geração de consoles.

Chegamos à era dos discos. O primeiro PlayStation (Sony) e o Sega Saturn (Sega) foram os primeiros consoles de destaque da chamada quinta geração, ambos lançados em 1994, no Japão. O Nintendo 64 viria somente em 1996.

Quatro anos após a chegada do Saturn, a Sega já estava lançando o Dreamcast no Japão, em 1998, dando início à sexta geração. A Sony só lançou o PlayStation 2 no ano 2000 e, em 2001, chegavam ao Mercado o GameCube e o primeiro Xbox.

Em 2005, a Microsoft deu início à sétima geração com o lançamento do Xbox 360. Somente em 2006 viriam o PS3, da Sony, e o Nintendo Wii -- os outros dois protagonistas deste não tão distante momento na indústria.

Chegamos, enfim, à oitava e atual geração de consoles, iniciada com o lançamento do Nintendo Wii U, em 2012. Em 2013, viriam PS4 e Xbox One, que receberiam versões mais modernas em 2016 e 2017, respectivamente -- estas versões, PS4 Pro e Xbox One X, claro, não contam como novos consoles.

Com base nos dados acima, pode-se dizer que há uma média de seis anos entre o início de duas gerações diferentes. Mesmo que o Atari 2600, por exemplo, não seja literalmente o primeiro console da segunda geração, trata-se do primeiro de grande relevância; o primeiro que mostrou o verdadeiro potencial dos consoles no período.

Mesmo se não levássemos isso em conta, há um diferença de meses entre o Atari 2600 e o Fairchild Channel F, portanto, podemos estabelecer esta média com segurança apesar de consoles menos reconhecidos terem sido os verdadeiros pioneiros de algumas gerações.

Agora, se o Nintendo Wii U foi o primeiro console da atual geração e saiu em 2012, já era hora de uma nova geração ter sido iniciada com base nesta média? Bom, a maior distância já registrada entre duas gerações é de sete anos. Com base no histórico acima, 2019 seria, portanto, o prazo máximo para a chegada do próximo console.

Ao que tudo indica, os novos consoles chegarão em 2020 -- o que tornaria a oitava geração a mais longeva da história, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar. No entanto, se considerarmos o lançamento de um console que substitui outro anterior como o conceito fundamental para o estabelecimento de uma nova geração, isso já aconteceu em 2017. O Nintendo Switch, dentro desta definição, seria o primeiro console da nona geração.

Caso você não queira levar o Switch em consideração para a conta, já que é um híbrido entre console de mesa e portátil, este texto serve para apontar o seguinte: de fato, os sucessores de Xbox One e PS4 estão chegando e, na verdade, ambos estão até demorando se pensarmos nas gerações anteriores. Agora nos resta aguardar para ver quem irá dar início à nona geração.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

0 comentários:

Enviar um comentário