29/03/2019

Chega de 123456! Crie senhas mais seguras e fáceis de memorizar

Pixabay

Escolher uma senha difícil de ser descoberta e ao mesmo tempo fácil de ser lembrada é um desafio para todo mundo na hora de criar um login. Para evitar algum transtorno, é muito comum optar por combinações de datas de aniversário, nomes de filhos e uma sequências de números. 

A empresa de segurança digital Splash Data publicou no fim do ano passado o ranking das 25 senhas mais usadas na internet. A primeira posição ficou com "123456" que reina como a preferida há alguns anos. Entre as 10 primeiras posições do levantamento, sete são sequências simples de números, como "123456789" e até "111111".

O Google, o Facebook e o LinkedIn enfrentaram problemas recentes com o vazamento de senhas e logins. Esse grande volume de dados disponibilizado sem controle é uma brecha de segurança que pode afetar usuários em outras plataformas.

"Os hackers usam programas que testam o mesmo padrão de uma senha vazada e em outros perfis e e-mails. Sempre que ocorrer esse tipo de falha de segurança é melhor reciclar todas as senhas", explica o hacker especialista em segurança digital, da Flipside, Igor Rincon.

Existem alguns comportamentos que facilitam a ação de hackers. Anotar os logins em um papel ou em uma agenda não é o ideal no quesito segurança digital.

"Às vezes a pessoa anota a senha em papel e cola no monitor do trabalho ou alguém escreve essa informação em uma lousa na sala de reunião, assim uma selfie ou uma foto qualquer no escritório pode expor o login para todos" diz Rincon.

A melhor maneira de criar uma senha forte é usando informações pessoais que não estão disponíveis facilmente na web. Juntar a idade do filho com o nome do cachorro é uma combinação muito simples de ser descoberta.

Uma dica do hacker para se proteger é pensar em uma frase e pegar a inicial de cada palavra. A frase "eu gosto de brigadeiro", por exemplo, resulta na sequência EGDB, que ao ser unida com número e caracteres especiais cria uma senha única.

Uma forma de dificultar o uso de um login por terceiros é ativar a dupla verificação, recursos de segurança presente em quase todas as redes sociais, que exige um código para cada novo acesso. Ricon orienta também a criar o hábito de trocar as senhas a cada seis meses e usar programas que gerenciam senhas para evitar esquecimentos.

Quando alguém teve perfis e e-mails invadidos, alguns sinais podem indicar o problema. "Sistemas muito lentos, mensagens de pessoas desconhecidas e muitos emails promocionais podem ser indícios de que alguém está usando o seu login", explica o coordenador do curso de Defesa Cibernética da FIAP, Humberto de Souza.

0 comentários:

Enviar um comentário