A Nasa, agência espacial norte-americana, e a ESA, agência espacial europeia, estão oferecendo mais de R$ 70 mil para que 24 pessoas fiquem durante dois meses deitadas em uma cama. O objetivo do experimento é estudar os efeitos da microgravidade nos seres humanos.
Apesar de parecer algo divertido e relaxante, quem for aceito terá que enfrentar alguns desafios diariamente. A proposta do estudo é que absolutamente tudo seja feito deitado em uma cama com inclinação de 6 graus, sempre com a cabeça na posição mais baixa.
Atividades como comer, tomar banho e trocar de roupa terão que ser feitas nessas condições. A intenção é forçar os fluídos do corpo a subirem para a cabeça, como ocorre quando um astronauta está em microgravidade.
Os cientistas vão fornecer dados também sobre os efeitos das viagens espaciais nos ossos e músculos, que costumam perder massa durante longos periodos no espaço. Essas informações sobre a vida fora da atmosfeta irão contribuir para futuras missões espaciais.
As condições para ser uma das cobaia na pesquisas espaciais é ter de 24 a 55 anos, falar alemão e, claro, ter 60 dias livres. A primeira fase de testes já começou, mas as inscrições para a segunda fase vão até 24 de maio.
0 comentários:
Enviar um comentário