29/03/2019

Descoberto novo termopólio em Pompeia, antecessor do restaurante

Novo termopólio, local que era usado na antiga Roma como restaurante
Novo termopólio, local que era usado na antiga Roma como restaurante EFE

Um novo termopólio, local que era usado na antiga Roma como restaurante, foi descoberto nesta sexta-feira (29) durante novas escavações no sítio arqueológico de Pompeia, na Itália, a cidade soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C.

Leia também: Nasa oferece mais de R$ 70 mil para pessoas ficarem dois meses na cama 

O termopólio, descoberto no cruzamento entre o beco das Bodas de Prata e dos Balcões, está parcialmente escavado, segundo informou o Parque Arqueológico de Pompeia em comunicado.

Esta nova descoberta fica justamente em uma das frentes de exploração atual, que atinge os mais de 3 quilômetros de perímetro de uma área ainda não escavada.

Na antiga Roma, os termopólios eram lugares onde eram servidas bebidas e comida quente, por isso que são considerados de algum modo os precursores dos atuais restaurantes ou bares, e inclusive dos estabelecimentos de fast-food.

Estavam presentes no mundo todo Romano, onde era comum sair para comer ou jantar fora de casa. Só em Pompeya eram cerca de 80 termopólios.

Também foram descobertas várias ânforas em frente ao balcão do bar, que os antigos romanos usavam para conservar a comida.

De fato, na prateleira deste antigo restaurante podem ser vistas duas ilustrações: a figura de uma ninfa nereida sobre um cavalo e em um ambiente marinho e uma ilustração com ânforas desenhadas e na qual se reflete "muito provavelmente" a própria atividade do local, como se fosse "um cartaz comercial".

Estes estabelecimentos já eram conhecidos em Pompeia, mas segundo as declarações da diretora interina do sítio arqueológico, Alfonsina Russo, coletadas no comunicado, o seu valor desta vez foi encontrar um com "todos os objetos que acompanhavam a atividade comercial".

Pompeia foi arrasada e soterrada pelo Vesúvio junto com outras cidades próximas como Herculano e Estábia, e somente em 1748 aconteceu sua descoberta, se convertendo com o tempo em uma das áreas arqueológicas mais importantes da Itália.

Pompeia: a cidade que foi petrificada por um vulcão na Itália

0 comentários:

Enviar um comentário